Serviços

A psicopedagogia tem como foco a prevenção das dificuldades de aprendizagem em todas as fases da vida, desde a infância até a terceira idade. Isso é feito por meio da estimulação, orientação e adaptação do processo e das condições de aprendizagem. Na infância, a ênfase está na estimulação das habilidades preditoras que  precedem a alfabetização, preparando a criança para a escola. Além disso, a psicopedagogia atua de forma preventiva em todas as idades, ajudando na identificação do estilo de aprendizagem, oferecendo técnicas de estudo adequadas e auxiliando os jovens do ensino médio com dificuldades para escolher uma carreira a seguir e profissionais já inseridos no mercado de trabalho que buscam novos caminhos. Também promove a estimulação das funções cognitivas em idosos, contribuindo para a reconstrução do conhecimento e o desenvolvimento de novas habilidades, ajudando a quebrar paradigmas nesta fase da vida.

Prevenção

A avaliação Psicopedagógica objetiva investigar o processo de aprendizagem do paciente mediante as queixas ou motivos apresentados. A avaliação ocorre por meio da aplicação de instrumentos adequados (testes ou escalas, qualitativas e quantitativas), atividades, observações  (podendo ocorrer em consultório e no ambiente escolar), entrevistas com a família e com o paciente, para avaliar as áreas do desenvolvimento relacionadas aos objetivos da avaliação. Após a coleta dos dados é feita a análise e a correlação dos resultados, bem como o entendimento do caso para posterior diagnóstico psicopedagógico.

Avaliação Psicopedagógica

​​A importância do trabalho em conjunto com os grupos pertinentes em que o paciente está inserido é fundamental para o sucesso do tratamento psicopedagógico. Portanto, o atendimento não se restringe ao paciente, ele engloba momentos de orientação e compartilhamento de informações e práticas junto à família e à Escola, com base nos resultados das avaliações psicopedagógica e dos demais especialistas, conforme as necessidades de cada paciente.
Essas orientações ocorrem por meio de visitas à escola e reuniões com a família em consultório.

Orientações aos Pais e a Escola

Intervenção Psicopedagógica

​​O tratamento, é iniciado após o período de Avaliação Psicopedagógica, atendendo às necessidades identificadas. Objetiva-se reestabelecer o prazer na busca pelo conhecimento, superando os obstáculos mediante um plano de intervenção individualizado, que consiste em intervir no processo de aprendizagem estimulando as áreas cerebrais do paciente em busca de melhoria e adaptação, seja atuando de forma preventiva ou aprimorando suas habilidades e superando seus déficits.

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